O dia 7 de setembro é um feriado nacional no Brasil. Em 1822, D. Pedro I, então Príncipe Regente do Brasil, declarou a independência do Brasil às margens do rio Ipiranga, em São Paulo. A declaração de independência foi um evento importante na história do Brasil, assim, marcando o início de uma nova era para o país.
Se comemora em todo o Brasil com desfiles, festas e cerimônias. Como por exemplo em Brasília, a capital do país, onde ocorre um grande desfile militar na Esplanada dos Ministérios, com uma cerimônia no Palácio do Planalto, onde o presidente da República presta homenagem aos heróis da independência.
História- 7 de Setembro Independência do Brasil
Em primeiro lugar, D. Pedro I era filho de D. João VI, rei de Portugal, e D. Carlota Joaquina, infanta da Espanha, nascido no Brasil em 1798 e educado no país. Em 1821, D. João VI foi obrigado a retornar a Portugal para lidar com a crise política que se instalou no país após a Revolução Liberal do Porto, ou seja, deixando D. Pedro I no Brasil como seu representante.
D. Pedro I era um homem popular e muitos brasileiros queriam a independência do país. Em 7 de setembro de 1822, D. Pedro I estava em São Paulo quando recebeu a notícia de que Portugal havia enviado tropas para o Brasil para restaurar a colônia, então declarou a independência do Brasil às margens do rio Ipiranga.
A declaração de independência foi recebida com grande entusiasmo pelos brasileiros. No entanto, Portugal não aceitou e declarou guerra ao país. Apenas em 1825 o Brasil foi reconhecido como um país independente, pós derrota portuguesa.
E então, gostou do conteúdo sobre 7 de Setembro, dia da Independência do Brasil? Agora que tal estudarmos sobre mitologia grega?
Para mais conteúdos como este, acesse o site da WeStudy, uma rede social física!