Agendar visita

Campinas Innovation Week 2025: Prefeitura lança a 2° edição

Confira

A Prefeitura de Campinas lançou oficialmente, nesta quarta-feira, 19 de fevereiro, a segunda edição do Campinas Innovation Week (CIW). Dessa forma, o evento, que promete consolidar a cidade como um dos principais polos de inovação do país, será realizado entre os dias 9 e 13 de junho, no prédio do Pátio do Relógio, localizado no complexo ferroviário da Vila Industrial. A organização é conduzida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação do município.

Campinas como epicentro da inovação

A exemplo da primeira edição, realizada no ano passado, o evento transformará Campinas em um grande hub de tecnologia, conhecimento e inovação. Ou seja, a cidade reafirma sua posição de destaque no cenário nacional. O lançamento oficial ocorreu durante uma cerimônia no Paço Municipal, que contou com a presença do prefeito Dário Saadi, da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, além de autoridades, representantes do setor tecnológico, associações profissionais e parceiros do evento.

O prefeito Dário Saadi destacou que a primeira edição do CIW entrou para a história e superou todas as expectativas. Além disso, reforçou a importância da continuidade do projeto.

“Temos certeza de que, neste ano, o Campinas Innovation Week voltará ainda mais forte para consolidar a cidade como a capital da inovação, tecnologia e conhecimento. Campinas tem um ecossistema fantástico, e reunir tudo isso em um único evento é essencial para mostrar a produção local e fortalecer o setor”, afirmou.

O papel estratégico do CIW

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, ressaltou a evolução do evento e sua capacidade de unir diferentes iniciativas.

“Nós começamos reunindo eventos que já existiam para ampliar sua projeção. Agora, estamos refinando a curadoria do CIW, com a participação do Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação, para tornar o evento ainda maior e mais marcante para a cidade. Além disso, a Prefeitura de Campinas tem um papel fundamental na formulação de políticas públicas voltadas para o setor de inovação”, destacou Flosi.

Estrutura e organização do evento

O Campinas Innovation Week 2025 ocorrerá em um espaço de 7.500 m², no prédio da Oficina de Locomotiva da Companhia Mogiana de Estrada de Ferro (Prédio do Relógio). Ou seja, contará com uma estrutura ampla e moderna para receber o público.

A área reservada para as atividades contará com:

  • Quatro palcos para palestras e debates;
  • 500m² de LED para apresentações dinâmicas;
  • Equipamentos de som, iluminação e efeitos especiais para uma experiência imersiva.

Além da Prefeitura de Campinas, outras entidades também são parceiras do projeto, fortalecendo sua execução e impacto. Dessa forma, a ACIC (Associação Comercial e Industrial de Campinas) será responsável pela organização operacional, enquanto o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Fundação Fórum Campinas e a Venture HUB atuarão na correalização do evento.

Impacto econômico e geração de empregos

A primeira edição do CIW, realizada no ano passado, gerou números expressivos para a economia da cidade. Ou seja, além de fortalecer o setor de inovação, o evento impulsionou empregos diretos e indiretos e movimentou a infraestrutura local.

  • Foram cerca de 700 empregos gerados diretamente e indiretamente.
  • A rede hoteleira registrou 70% de ocupação durante o evento.
  • O setor de serviços, especialmente o alimentício, teve grande impacto positivo, resultando na criação de aproximadamente 800 empregos diretos e indiretos.

Em suma, o Campinas Innovation Week vai muito além da promoção da tecnologia e inovação. Dessa forma, o evento também se destaca como um motor econômico, impulsionando diferentes setores e consolidando Campinas como referência no cenário nacional. Portanto, a expectativa para a edição de 2025 é ainda maior, com novas oportunidades de negócios, networking e avanços no desenvolvimento tecnológico.

E então, curtiu o conteúdo? Conheça a WeStudy, uma rede social física!