A inteligência emocional é uma das qualidades mais valiosas que alguém pode ter. Ela envolve a capacidade de reconhecer emoções, compreender seus efeitos e usá-las na tomada de decisões. No entanto, dominar esse processo pode ser um verdadeiro desafio.
Em primeiro lugar, é claro que nem todos desenvolvem sua inteligência emocional de maneira eficiente, e mudar hábitos e comportamentos estabelecidos nessa área requer comprometimento. Para aqueles que não sabem por onde começar, existem várias maneiras de trabalhar essa habilidade gradualmente até fortalecê-la. Então, preparamos esse post com alguns hábitos simples que podem ajudar nesse objetivo.
1. Assistir filmes
Os amantes do cinema sabem que um filme pode despertar diversas emoções em seus espectadores. Seja a simpatia por um personagem trágico ou a raiva por um vilão bem construído, as respostas emocionais são intensas. Estudos, como o “Moving Viewers” da Universidade da Califórnia, analisaram esses efeitos. Na próxima vez que assistir a um filme, reserve um momento para refletir sobre as emoções que sentiu, como por exemplo: Com quais personagens você se conectou mais? O que faria diferente? A chave está na reflexão.
2. Escutar música
Pesquisas mostram que a música tem um poderoso impacto nas emoções humanas. Um estudo da Universidade de Cambridge, publicado no Sage Journals, revelou que crianças envolvidas em programas educativos de música apresentaram níveis elevados de empatia. Portanto, ao ouvir sua playlist, preste atenção nas emoções que as músicas despertam.
3. Ler um livro
Uma pesquisa publicada na revista Scientific Study of Literature revelou que ler livros com personagens complexos pode melhorar a empatia. Conhecer histórias do ponto de vista de outros ajuda a entender melhor seus pensamentos, motivações e ações, elementos essenciais para desenvolver a consciência social.
4. Se exercitar
Uma revisão de 36 estudos realizada por pesquisadores das Universidades de Caen e de Wollongong em 2015 mostrou que a inteligência emocional está fortemente ligada às boas respostas ao estresse dos atletas, como por exemplo o uso eficaz de habilidades psicológicas, à alta performance atlética e a atitudes positivas em relação à atividade física. Atletas que entendem suas emoções podem regulá-las melhor durante competições e treinos intensos, o que também se aplica a outras situações da vida.
5. Escrever
Escrever pode ser catártico e trazer benefícios além do que se imagina. Um estudo da Universidade de Cambridge demonstrou que escrever sobre eventos traumáticos, estressantes e emocionais, seja fisicamente ou psicologicamente, melhora significativamente a capacidade de lidar com eles em comparação com outras pessoas.
6. Viajar
Viajar promove o crescimento pessoal e a criação de novas perspectivas. Segundo um artigo da Psychology Today, pessoas que estudam fora do país ou passam alguns dias longe de casa tendem a ser mais extrovertidas e menos reativas em situações negativas.
Em suma, fortalecer a inteligência emocional é um processo gradual que pode ser alcançado através de práticas simples e cotidianas. Assistir a filmes, ouvir música, ler livros, se exercitar, escrever e viajar são hábitos que podem ajudar a desenvolver essa habilidade tão valiosa. Por fim, ao adotar essas práticas, você estará no caminho certo para melhorar seu bem-estar emocional e suas relações interpessoais.
E então, curtiu o conteúdo sobre inteligência emocional? Para mais conteúdos como este, acesse WeStudy, uma rede social física!