Reserve agora

Como ocorreu o acidente de Chernobyl?

Conheça a história de Chernobyl

O acidente de Chernobyl ocorreu em 26 de abril de 1986, na usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia. O acidente ocorreu por uma combinação de fatores, incluindo falhas humanas, problemas de design do reator e violações dos protocolos de segurança.

“Mas, em primeiro lugar, como isso aconteceu?”

Na noite do dia 25 de abril, os operadores do reator 4 da usina de Chernobyl estavam realizando um teste de segurança. O objetivo do teste era determinar o tempo em que as turbinas continuariam operando, a baixas potências, após uma queda de energia.

Os operadores reduziram a potência do reator para 30%, abaixo do nível de segurança mínimo. Isso causou uma série de problemas, incluindo a acumulação de vapor e a redução da circulação de água no núcleo do reator.

Quando os operadores tentaram aumentar a potência do reator, o vapor causou uma explosão que destruiu o teto do reator e liberou uma grande quantidade de material radioativo na atmosfera.

Consequências

A explosão causou a morte de dois trabalhadores da usina e a contaminação de milhares de outras pessoas. Portanto, conclui-se que a radiação também afetou grandes áreas da Ucrânia, Bielorrússia e Rússia.

As consequências do acidente de Chernobyl foram devastadoras. Cerca de 350.000 pessoas foram evacuadas da área afetada e milhares de pessoas morreram de câncer e outras doenças relacionadas à radiação.

O acidente também causou um grande impacto na União Soviética, já que contribuiu para o colapso da União Soviética.

As causas do acidente de Chernobyl foram investigadas por uma série de comissões internacionais. As investigações concluíram que o acidente ocorreu por uma combinação de fatores, como por exemplo:

  • Falha humana: Os operadores do reator cometeram uma série de erros que contribuíram para o acidente;
  • Problemas de design do reator: O reator RBMK, usado na usina de Chernobyl, tinha uma série de problemas de design que o tornavam mais propenso a acidentes;
  • Violações dos protocolos de segurança: Os operadores do reator violaram uma série de protocolos de segurança, o que contribuiu para o acidente.

E então, gostou do conteúdo? Para mais conteúdos como este, acesse WeStudy, uma rede social física!