O Dia da Consciência Negra é em 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, um dos mais importantes quilombos do Brasil colonial.
Zumbi morreu em 1695, em uma emboscada de bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. Sua morte marcou o fim do Quilombo dos Palmares, mas sua luta pela liberdade e igualdade inspirou gerações de negros no Brasil e no mundo.
Por qual motivo o dia 20 de novembro?
A descoberta da data de morte de Zumbi pelos historiadores na década de 1970 inspirou membros do Movimento Negro Unificado contra a discriminação racial. Que, em 1978, durante um congresso em São Paulo, escolheram Zumbi como símbolo da resistência dos negros escravizados no Brasil. Assim, o 20 de novembro passou a ser a data para celebrar e recordar a luta contra a opressão racial no país.
O Treze de Maio, marco da abolição da escravatura, foi deixado de lado, considerado uma “falsa liberdade”, pois após a Lei Áurea, os negros foram negligenciados pelo poder público.
A escolha do 20 de novembro coincidiu com o declínio da Ditadura Militar no final da década de 1970 e a redemocratização do Brasil. O enfraquecimento da ditadura fortaleceu os movimentos de oposição e sociais, incluindo o movimento negro.
Essa participação resultou em medidas, como a lei de preconceito de raça ou cor e leis de cotas raciais na educação, que obriga o ensino de história e cultura afro-brasileira na educação básica.
A Lei nº 12.519, em 2011, instituiu o feriado, tornando-se uma data comemorativa nacional.
O Dia da Consciência Negra é uma data importante para a promoção da igualdade racial no Brasil. É um dia para relembrar a luta do povo negro, assim, podendo refletir sobre a diversidade cultural, o racismo e a desigualdade da sociedade brasileira.
E então, curtiu o conteúdo? Para mais conteúdos como este, acesse WeStudy, uma rede social física!