A imunidade refere-se aos mecanismos que o nosso corpo possui para assegurar a proteção contra agentes prejudiciais. Ela se mantém pelo nosso sistema imunológico, que tem moléculas, células, tecidos e órgãos que colaboram para garantir nossa segurança. Qualquer alteração em nossa imunidade pode aumentar nossa suscetibilidade a doenças.
Existem diversas formas de classificar a imunidade. Ela pode ser inata, presente em todos os organismos desde o nascimento, e adaptativa, adquirida ao longo da vida. Além disso, a imunidade pode ser ativa, quando o próprio corpo produz uma resposta imune, ou passiva, quando o indivíduo recebe anticorpos já prontos, sem que o sistema imunológico seja estimulado.
O que é?
É a capacidade do nosso corpo de reconhecer agentes estranhos e desencadear uma resposta contra esses agentes, prevenindo danos. O termo “imunidade” deriva do latim “immunitas,” que originalmente se referia a pessoas isentas de pagar impostos aos senadores romanos. Atualmente, refere-se ao funcionamento do nosso sistema imunológico, também conhecido como sistema imune, responsável por garantir nossa proteção. Este sistema possui diversos órgãos, tecidos e células que desempenham papéis distintos na defesa do organismo.
Como melhorar a imunidade?
Para melhorar de forma natural, é importante adotar hábitos de vida saudáveis, como por exemplo uma alimentação adequada, sono de qualidade, exercícios físicos, hidratação e redução do estresse. O funcionamento adequado do sistema imunológico está diretamente ligado à saúde geral do corpo.
Agora que você já sabe o que é a imunidade e como melhora-la, que tal estudar as proteínas?
E então, gostou do conteúdo? Para mais conteúdos como este, acesse WeStudy, uma rede social física!