Reserve agora

O IA vai substituir o trabalho humano?

Entenda!

“A IA pode me substituir no trabalho?” Em primeiro lugar, tenha em mente que nenhum emprego é verdadeiramente seguro, seja devido a condições econômicas voláteis, avanços tecnológicos ou ambientes de trabalho tóxicos. Não há garantias de que você manterá seu cargo indefinidamente.

Embora você não possa controlar cortes ou mudanças na empresa e no setor, é possível assegurar que suas qualificações permaneçam relevantes e valiosas onde quer que esteja.

A inteligência artificial fez avanços significativos nos últimos anos. A IA generativa, por exemplo, agora pode escrever, criar imagens, áudios e até vídeos com um nível de sofisticação sem precedentes. No entanto, o que ela ainda não pode fazer é usar o pensamento estratégico.

Apesar da IA ser excelente em analisar e resumir grandes quantidades de informações, ela ainda carece das habilidades humanas, como pensamento criativo e crítico, que são essenciais para a tomada de decisões.

Essas competências vem com a experiência e a prática. Como qualquer músculo, o exercício contínuo facilita o desenvolvimento do pensamento estratégico.

Para treinar essa habilidade, habitue-se a analisar problemas, mesmo os mais simples, de diferentes ângulos e a desenvolver várias soluções. Também é importante dividir tarefas em etapas para adotar uma abordagem sistemática. Faça isso consistentemente e você se tornará um colaborador valioso para qualquer equipe.

Enquanto muitos profissionais temem que a inteligência artificial possa avançar a ponto de substituir seus empregos, quase 70% dos líderes na América Latina acreditam que a criatividade humana e o pensamento estratégico continuarão a ser uma vantagem competitiva das empresas, algo que as máquinas não conseguem replicar.

E então, curtiu o conteúdo sobre IA? Para mais conteúdos como este, acesse WeStudy, uma rede social física!