Reserve agora

O que é absolutismo?

Você sabe o que é absolutismo?

medieval-crown-royalty-still-life

Você sabe o que é absolutismo? O Absolutismo foi uma forma de governo predominante na Europa entre os séculos XVI e XIX, que defendia o poder absoluto do rei sobre a nação.

Em comparação com o período medieval, onde o poder real tinha suas delimitações, o Absolutismo centralizava o poder nas mãos do monarca.

À medida que as nações modernas estruturavam-se, principalmente Inglaterra, França e Espanha, e que o comércio ressurgia na Europa, emergia uma nova classe social: a burguesia.

Para a burguesia, a fragmentação política e econômica não era interessante, já que a disparidade nas moedas e impostos afetava seus negócios. Assim, levando à busca por estabilidade e unificação política.

A nobreza via com aprovação a centralização do poder no monarca para proteger suas terras, enquanto a burguesia ascendente também buscava essa concentração.

Com o poder nas mãos do rei, ele assumia responsabilidades como criar impostos, estabelecer e impor leis, garantir a segurança, reprimir rebeliões e prevenir invasões estrangeiras. Então, se estabeleceu uma estrutura administrativa.

Com a formação das nações, o rei unificava moeda e idioma, eliminando diferenças que limitavam a atuação da classe mercantil em ascensão.

À medida que as economias das nações se expandiam, tornou-se crucial proteger a produção nacional, resultando na criação de impostos alfandegários para produtos estrangeiros.

Com a concentração de poder e a arrecadação de impostos, o rei foi capaz de formar um exército especializado e permanente para defender o reino.

Diversos intelectuais, como Nicolau Maquiavel, Thomas Hobbes, Jacques Bossuet e Jean Bodin, surgiram para enfatizar a legitimidade do poder absoluto do rei. No entanto, a crítica ao absolutismo ganhou força com a popularização dos ideais iluministas a partir do século XVIII.

E então, gostou de saber o que é absolutismo? Para mais conteúdos como este, acesse WeStudy, uma rede social física!