Você sabe o que é o Dia de Finados?
No dia 2 de novembro, no ocidente, é celebrado um dos rituais religiosos mais importantes da tradição cristã católica: o Dia de Finados. Esta data tem como objetivo honrar a memória dos falecidos, lembrando-se dos entes queridos que já partiram e, para os católicos, rezar por suas almas.
Segundo a doutrina da Igreja Católica, a maioria das almas dos falecidos está no purgatório, passando por um processo de purificação. Por isso, as almas precisam das preces dos vivos para interceder a Deus em seu nome, aliviando o sofrimento que enfrentam. Historicamente, o Dia de Finados era conhecido na Idade Média como o “Dia de Todas as Almas”, sucedendo o “Dia de Todos os Santos”, celebrado em 1º de novembro.
Origem
Em primeiro lugar, vale lembrar que desde os primórdios do cristianismo, os fiéis rezavam pelos mortos.
O monge beneditino Odilo de Cluny (962-1049) desempenhou um papel crucial ao instituir, em 2 de novembro de 998, a obrigação de orar pelos mortos em sua abadia. A partir do século XII, essa prática difundiu-se no mundo cristão medieval como o Dia de Finados, não se limitando apenas ao contexto eclesiástico.
Por fim, mesmo com a secularização moderna, o dia 2 de novembro permanece como um momento específico para meditar e rezar pelos falecidos. Milhões de pessoas ainda visitam cemitérios nessa data, levando flores e velas, e realizam rituais tradicionais como orações e cânticos em memória dos que partiram.
E então, gostou do conteúdo? Para mais, acesse WeStudy, uma rede social física!