Você já deve ter ouvido falar da empresa Uber né? O termo “uberização do trabalho” vem do nome Uber. Mas antes de relacionar um ao outro, vamos entender o que é uberização do trabalho?
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 8,6 milhões de brasileiros estão desempregados no Brasil. Diante de um contexto desfavorável para o emprego formal, indivíduos estão explorando opções alternativas de trabalho, seja para assegurar uma fonte de renda ou para complementar seus ganhos.
Diante dessa situação e da necessidade das pessoas de garantirem sua subsistência, emergiu o fenômeno que se tornou conhecido como “uberização do trabalho“. Esse modelo implica em um estilo de trabalho mais informal, flexível e por demanda.
Conceito
A própria denominação é originária da empresa Uber, onde os motoristas desfrutam dessa autonomia e prestam serviços de acordo com a demanda dos clientes, aceitando a corrida (ou o trabalho) conforme sua escolha. Esse modelo é considerado uma abordagem mais eficaz, pois não se limita apenas aos que trabalham com aplicativos.
Prós e Contras
Prós
- Alternativa para o desemprego;
- Flexibilidade em modo geral (horários, modo de serviço, etc);
- Você é seu próprio chefe;
- Possibilidade de aumentar a renda;
Contras
- Falta de estabilidade (como por exemplo: não tem salário fixo);
- Perda de garantias trabalhistas da CLT;
- Possível precarização do trabalho;
- Falta de remuneração por hora;
Agora que você já sabe o que é uberização do trabalho, que tal conhecer o LinkedIn? Um app que pode te ajudar a encontrar o emprego dos sonhos!
E então, gostou do conteúdo? Para mais conteúdos como este, acesse o site da WeStudy, uma rede social física!