Os raios gama (γ) são uma forma de radiação eletromagnética composta por fótons extremamente energéticos e de frequência elevada. Em primeiro lugar, possuem alta capacidade de penetração, podendo atravessar milhares de metros no ar e chapas de aço com até 15 cm de espessura. No vácuo, propagam-se à velocidade da luz, ou seja, aproximadamente 300.000 km/s.
A radiação gama, a mais penetrante dentre todas as formas de radiação, pode ser bloqueada por placas de chumbo ou molibdênio devido às suas altas densidades.
Esses raios gama são gerados pelo decaimento radioativo de núcleos atômicos. Ernest Rutherford, que descobriu as radiações alfa e beta, nomeou-os como radiação gama.
Devido à sua intensidade, a radiação gama é ionizante, capaz de arrancar elétrons dos átomos. Esse processo é especialmente prejudicial para os organismos vivos, já que essa interação com a matéria pode danificar vários tecidos em nível celular, assim, comprometendo o processo de replicação.
Propriedades dos raios gama
Geralmente têm frequências extremamente altas, alcançando até 10^19 Hz, e comprimentos de onda da ordem de 10^-11 m. São a forma mais energética de radiação no espectro eletromagnético, apresentando os comprimentos de onda mais curtos. Na Terra, podemos observar os raios gama através de decaimentos nucleares de elementos radioativos como o Cobalto-60 ou Urânio, fissões nucleares, descargas elétricas atmosféricas e interações dos raios cósmicos com partículas e moléculas na atmosfera terrestre.
• Curiosidades
Detecção
Ao contrário da luz visível ou dos raios X, os raios gama não ocorre a reflexão por espelho devido ao seu comprimento de onda pequeno. Isso permite a transmitissão através dos átomos, graças a distância interatômica em relação ao seu tamanho.
A detecção dos raios gama ocorre por meio do fenômeno físico chamado espalhamento Compton. Nesse processo, os fótons da radiação gama acabarão em colisão com elétrons em materiais densos, e assim, produzirão partículas eletricamente carregadas, havendo detectação.
Explosões
Por fim, é importante lembrar que as explosões de raios gama são os eventos cósmicos mais energéticos e luminosos em todo o universo. Uma explosão pode liberar em 10s mais energia do que o Sol durante toda a sua vida, aproximadamente 10 bilhões de anos.
E então, gostou do conteúdo? Para mais, acesse WeStudy, uma rede social física!