Reserve agora

O que significam os dígitos do CEP?

Como é composto o dígito do CEP?

photo-of-pretty-ethnic-woman-ponders-on-how-to-answer-question-thinks-deeply-about-something-uses-modern-mobile-phone-tries-to-made-up-good-message-keeps-index-finger-near-lips-stands-indoor

O CEP é um sistema de códigos que visa racionalizar o processo de encaminhamento e entrega de correspondências no Brasil. Um CEP é composto por 8 dígitos, divididos em 2 blocos de 4 dígitos cada.

Os 2 primeiros dígitos indicam a região postal do Brasil, os próximos 2 dígitos indicam a sub-região postal, os próximos 2 dígitos indicam o setor postal, os últimos 3 dígitos indicam o identificador de distribuição.

Então, vamos conhecer os dígitos?

O Brasil tem 10 regiões postais, que podem ser identificadas pelos seguintes números:

0 – Grande São Paulo

1 – Interior de São Paulo

2 – Rio de Janeiro e Espírito Santo

3 – Minas Gerais

4 – Bahia e Sergipe

5 – Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte

6 – Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Amazonas, Acre, Amapá e Roraima

7 – Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia

8 – Paraná e Santa Catarina

9 – Rio Grande do Sul

Por exemplo:

CEP 13165-000

Em primeiro lugar vamos conferir a região…

O primeiro dígito (1) indica que o código se refere a uma localidade no interior de São Paulo. Os próximos dois dígitos (31) indicam que o código se refere à sub-região postal de Campinas, os próximos dois dígitos (65) indicam que o código se refere ao setor postal de Engenheiro Coelho, e os últimos três dígitos (000) indicam que o código se refere à cidade de Engenheiro Coelho.

Por fim, lembre-se que os três últimos dígitos do CEP tem sua utilização seja para identificar individualmente uma localidade, um logradouro, um código especial ou até mesmo, como por exemplo, uma unidade dos Correios.

E então, gostou do conteúdo? Para mais conteúdos como este, acesse WeStudy, uma rede social física!

Acesse nosso Newsroom.