Reserve agora

OTAN: O que é?

O ENEM está chegando! Que tal relembrar o que é a OTAN?

design-sem-nome_20231101_171050_0000

Você sabe o que é a OTAN?

OTAN ou Organização do Tratado do Atlântico Norte, é uma aliança militar intergovernamental estabelecida em 1949, durante a Guerra Fria. Tem como objetivo principal de promover a segurança e a defesa mútua de seus membros contra ameaças externas.

Em primeiro lugar, a OTAN é composta por países da América do Norte e da Europa, que concordaram em uma aliança de defesa coletiva, significando que um ataque a um membro é considerado um ataque a todos, e todos os membros se comprometem a responder em conjunto.

Origem

Nasceu em resposta às crescentes preocupações com a expansão do comunismo na Europa após a Segunda Guerra Mundial. Os países ocidentais, liderados pelos Estados Unidos, estabeleceram a OTAN como uma forma de conter a influência soviética na região.

Características

  1. Defesa Coletiva: O principal princípio da OTAN é a defesa coletiva, onde um ataque a qualquer membro é como um ataque a todos, e os membros se comprometem a defender o país atacado.
  2. Cooperação Militar: Promove a cooperação militar entre os membros, incluindo exercícios conjuntos, desenvolvimento de capacidades de defesa e compartilhamento de informações.
  3. Consultas e Decisões Conjuntas: Os membros realizam consultas regulares e tomam decisões conjuntas sobre questões de segurança e defesa.
  4. Promoção de Valores Comuns: Fundamentada em valores democráticos, liberdade individual, Estado de Direito e respeito pelos direitos humanos.

Situação Atual

Atualmente, a OTAN continua a ser uma aliança militar forte, composta por 30 países membros, incluindo Estados Unidos, Canadá, vários países europeus e Turquia. Ela desempenha um papel significativo na segurança global, participando de operações de manutenção da paz, resposta a crises e combate ao terrorismo em várias partes do mundo.

Por fim, o Brasil não é membro da OTAN e não possui um papel formal na organização. No entanto, o Brasil mantém relações diplomáticas com muitos países membros da OTAN e colabora em questões de segurança e defesa por meio de acordos bilaterais e organizações internacionais, como as Nações Unidas.

E então, gostou do conteúdo? Para mais conteúdos como este, acesse WeStudy, uma rede social física!