Reserve agora

Qual a diferença entre faculdade e universidade?

Bora entender a diferença entre faculdade e universidade? Vem que a WeStudy te ajuda!

well-maybe-confused-beautiful-young-woman-scratches-head-feels-uncertain-while-making-decision-thinks-what-order-to-make-concentrated-aside-wears-white-sweatshirt-isolated-on-brown-wall

Há uma diferença significativa entre faculdade e universidade, embora muitas pessoas as confundam. Então, que tal entender melhor esse mundo?

Tanto faculdades quanto universidades são instituições de ensino, mas apresentam diferenças distintas. Segundo dados do INEP, das 2.448 instituições de ensino superior no Brasil, 82,5% são faculdades. As universidades representam 8,1% desse total, mas concentram 53% das matrículas.

O que é uma faculdade?

Uma faculdade é uma instituição de ensino superior que se concentra em áreas específicas do conhecimento, muitas vezes com espaços físicos menores. Podendo ser pública ou privada, tem a capacidade de oferecer cursos de graduação e pós-graduação, incluindo especialização, mestrado e doutorado, embora esses requisitos não sejam obrigatórios de forma universal.

De acordo com as regulamentações do MEC, uma faculdade deve ter pelo menos um terço do corpo docente com título de especialista (pós-graduação lato sensu).

O que é uma universidade?

Uma universidade é uma instituição de ensino superior que se diferencia das faculdades pela indissociabilidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Além de oferecer uma variedade de cursos, as universidades produzem conhecimento científico e cultural, envolvendo um terço do corpo docente com titulação de mestrado ou doutorado, e um terço em regime de tempo integral, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).

O que é um centro universitário?

Um centro universitário é uma instituição de ensino superior que oferece uma variedade de cursos abrangendo uma ou mais áreas do conhecimento. Segundo a definição do MEC, essas instituições se destacam pela excelência do ensino, comprovada pela qualificação do corpo docente e pelas condições acadêmicas oferecidas aos alunos. Centros universitários têm autonomia para criar, organizar e encerrar cursos e programas de educação superior em sua sede.

No entanto, para serem classificados como centros universitários, eles precisam cumprir algumas regras, como por exemplo ter pelo menos um terço do corpo docente com mestrado ou doutorado, além de um quinto dos professores em regime de tempo integral.

RESUMÃO

Por fim, em termos de comparação, os centros universitários encontram-se entre as faculdades e as universidades. Ou seja, são mais abrangentes que as faculdades, mas menores que as universidades em termos de cursos e tamanho.

E então, gostou de saber a diferença entre faculdade e universidade? Para mais conteúdos como este, acesse WeStudy, uma rede social física!