O ENEM está se aproximando e muitos estão aproveitando as férias escolares para se preparar para o vestibular. Seja revisando conteúdos das provas, lendo as leituras obrigatórias ou atualizando-se sobre temas contemporâneos, todos estão se dedicando à preparação de sua maneira. E nós chegamos à parte final da nossa jornada rumo à redação nota 1000: a conclusão. Então, vem com a gente!
Como fazer a conclusão perfeita?
A conclusão precisa se relacionar com todas as ideias mencionadas no texto até o momento. Por isso, deve ser planejada desde o início da dissertação para garantir coerência e evitar a perda de pontos na redação do Enem.
Ela nada mais é do que uma síntese do que já foi dito, relembrando o leitor de todo o conteúdo e retomando as teses apresentadas na introdução e desenvolvidas ao longo do texto. Além disso, é necessário apresentar uma solução para o problema, ou seja, uma proposta de intervenção.
O que colocar na proposta de intervenção?
Para criar uma proposta de intervenção eficaz, é necessário incluir algumas respostas que orientarão seu parágrafo. Vamos lá:
- O que é necessário para resolver o problema? (Explicação e Ação)
- Quem deve resolver o problema? (Agente social)
- Como resolver esse problema? (Meio ou modo)
- O que conquistamos com o fim do problema? (Finalidade)
- Detalhamento.
Quais são algumas estratégias para finalizar a redação de maneira impactante?
Retomando o que já dissemos em nossos outros guias: uma boa redação para o Enem possui de quatro a cinco parágrafos. O primeiro para a introdução, dois ou três para o desenvolvimento e um para a conclusão. É muito importante, na conclusão do texto, usar algumas dessas palavras abaixo, que são conjunções e conectivos conclusivos por natureza:
- Logo
- Portanto
- Pois
- Por isso
- Dessa forma
- Diante do exposto
Agora, pronto! Você tem uma conclusão perfeita e uma redação digna de nota mil.
E então, curtiu o conteúdo? Para mais conteúdos como este, acesse WeStudy, uma rede social física!