Reserve agora

Tipos de Discurso

Vamos aprender os tipos de discurso?

smiley-female-holding-book

Os tipos de discurso são as formas de apresentação da fala ou do pensamento de uma personagem no texto. Existem três tipos de discurso: direto, indireto e indireto livre.

Direto

No discurso direto, a fala ou o pensamento da personagem é fiel ao momento, sem alterações feitas pelo narrador. As falas das personagens estão entre aspas e as pontuações são as mesmas da fala natural.

Como por exemplo:

“Olá, como vai?”, perguntou João.

“Estou bem, obrigado”, respondeu Maria.

Indireto

No discurso indireto, a fala ou o pensamento da personagem é recontada pelo narrador. Ocorre a substituição das palavras da personagem pelas palavras do narrador, que utiliza as formas verbais adequadas para expressar a fala ou o pensamento em terceira pessoa.

Como por exemplo:

João perguntou como Maria estava. Maria respondeu que estava bem.

Indireto livre

No discurso indireto livre, a fala ou o pensamento da personagem é intercalada com a narração do narrador. As palavras da personagem estão fieis ao momento, mas o narrador não utiliza aspas para separá-las do restante do texto.

Como por exemplo:

João perguntou como Maria estava. Maria respondeu que estava bem. Ela estava feliz por estar conversando com ele.

A escolha do tipo de discurso ocorre de acordo com o efeito que deseja causar no leitor.

O discurso direto dá maior vivacidade e realismo ao texto. O discurso indireto dá maior objetividade ao texto. Já o discurso indireto livre cria um efeito mais subjetivo e íntimo.

E então, gostou do conteúdo? Para mais conteúdos como este, acesse WeStudy, uma rede social física!