Reserve agora

Tipos de Rochas

Tipos de Rochas

screenshot_20231020_162502_chrome

Em primeiro lugar, devemos lembrar que existem três tipos principais de rochas: as rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas.

Ressalta-se que uma rocha é um agregado natural composto por um ou mais minerais, e seu processo de formação é contínuo, assim, começando após a formação e resfriamento da Terra.

Ao longo da história geológica do planeta, as rochas continuam a se formar e transformar. Rochas antigas são alteradas, assim, originando novas formações, enquanto novas rochas são criadas pelo derramamento de magma, num processo conhecido como “ciclo das rochas”.

Origem e Classificação dos Tipos de Rochas

Na Era Primitiva ou Pré-Cambriana, a Terra era uma massa única e incandescente, com temperaturas extremamente altas, sem qualquer matéria sólida.

Nesse estágio, os minerais formavam uma substância pastosa semelhante ao magma. Com o início do processo de resfriamento da Terra, muitos minerais solidificaram-se, assim, originando as primeiras rochas do planeta – as rochas magmáticas.

Os gases e vapores liberados durante o resfriamento dos minerais deram origem à camada de ar que envolve a Terra, ou seja, a atmosfera.

Com a formação das chuvas, rios e oceanos atuando como agentes de erosão, novas formas de relevo foram se moldando. Os detritos resultantes da erosão das rochas primitivas foram depositados nas depressões, formando camadas sucessivas que deram origem às rochas sedimentares.

Sob condições de temperatura e pressão específicas, as rochas magmáticas e sedimentares transformaram-se em rochas metamórficas. Portanto, esse processo de transformação e criação de rochas continua a moldar a superfície da Terra ao longo do tempo.

Rochas Magmáticas

As rochas magmáticas, também conhecidas como ígneas, originam-se a partir do resfriamento e solidificação do magma pastoso. Esse magma, presente no interior da Terra, é expelido durante as erupções vulcânicas.

A solidificação do magma ocorre de duas maneiras: na superfície e no interior terrestre.

Quando o magma alcança a superfície e resfria rapidamente, pequenos cristais se formam em sua composição, não sendo perceptíveis a olho nu. Estas são chamadas de rochas magmáticas vulcânicas ou extrusivas.

Já o resfriamento do magma no interior da Terra cria rochas magmáticas plutônicas ou intrusivas. Nesse caso, o resfriamento é lento, assim, permitindo a formação de grandes cristais, visíveis a olho nu. Estas rochas são também denominadas de rochas cristalinas.

Como por exemplo: o basalto, paralelepípedo para pavimentação de ruas; o granito, que, quando polido, serve para revestir pisos, paredes e tampos de pias de cozinhas e banheiros, e sem polimento, serve como pavimentação de ruas; e o diorito, utilizado especialmente na produção de pedra britada para a construção de estradas.

Rochas Sedimentares

As rochas sedimentares surgem da deposição de detritos provenientes de outras rochas ou de matéria orgânica em depressões do relevo terrestre.

A ação da chuva, vento, rios, mares e geleiras desgasta as rochas da superfície terrestre. Esses processos criam sedimentos que são transportados para regiões mais baixas, como mares, lagos e rios.

Durante o processo de formação das rochas sedimentares, esses detritos se acumulam e consolidam em camadas de estratos. Essas rochas são também conhecidas como rochas estratificadas, devido à sua apresentação em camadas de sedimentos.

A formação do petróleo ocorreu devido à deposição de micro-organismos em bacias sedimentares, presentes tanto em continentes quanto em oceanos.

A deposição dos sedimentos também ocorre por meio de processos químicos, como na formação de estalactites e estalagmites em grutas calcárias. Sua criação vem a partir do bicarbonato de sódio dissolvido em água, assim, originando estalactites que pendem do teto e estalagmites que se formam no chão.

Como por exemplo: o arenito, que está na fabricação de vidros; o argilito, de argila, e seu uso se dá na produção de tijolos e telhas; e o carvão mineral, utilizado como fonte de combustível.

Rochas Metamórficas

Originam-se da transformação de outras rochas (tanto magmáticas quanto sedimentares) quando expostas a condições específicas de umidade, calor e pressão no interior da Terra. Durante esse processo, a rocha transformada adquire novas características e tem sua composição alterada.

Como por exemplo: o mármore: que está em construções e na criação de monumentos; o quartzito, uma rocha similar ao mármore, porém mais resistente, utilizado para fins ornamentais; e o gnaisse, que tem seu uso tanto na ornamentação quanto na construção civil.

Agora que você já sabe quais são os tipos de rochas, que tal estudar cidade e município?

E então, gostou do conteúdo? Para mais conteúdos como este, acesse WeStudy, uma rede social física!

Acesse nosso Newsroom.