Reserve agora

UNIFESP: 3 curiosidades

A Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) é uma das três universidades federais presentes no Estado de São Paulo. É uma instituição de ensino superior pública, gratuita e de excelência. É referência em diversas áreas, principalmente nas ciências relacionadas à saúde. Por isso, muitos estudantes que buscam se profissionalizar nessa área acabam vendo com bons olhos estudar na UNIFESP.

20230817_173108_0000

A Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) é uma das três universidades federais presentes no Estado de São Paulo. É uma instituição de ensino superior pública, gratuita e de excelência. É referência em diversas áreas, principalmente nas ciências relacionadas à saúde. Por isso, muitos estudantes que buscam se profissionalizar nessa área acabam vendo com bons olhos estudar na UNIFESP.

Oferece diversos cursos nas mais diferentes áreas de estudo, como medicina, enfermagem, engenharia, arquitetura, direito, e muitos outros. Além disso, a universidade possui campus espalhados por todo o estado de São Paulo, o que facilita o acesso dos estudantes de todas as regiões.

  1. É uma universidade que incentiva o desenvolvimento de projetos por alunos supervisionados por professores. Em 2021, diversos trabalhos desenvolvidos por alunos de diversos cursos foram selecionados no XXVIII Congresso de Jovens Pesquisadores. O congresso envolve diversas universidades da América Latina, e um grupo de docentes de cada uma das universidades seleciona quais foram os trabalhos de maior destaque.
  2. É uma universidade altamente respeitada na América Latina, classificada como a 4° melhor universidade federal do Brasil e em 17° lugar entre todas as faculdades da América Latina, segundo a QS Quacquarelli Symonds University Rankings.
  3. Possui seis campus no estado de São Paulo, são eles: Baixada Santista, Diadema, Guarulhos, Osasco, São José dos Campos e São Paulo. A universidade busca se tornar uma referência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão.

Como ingressar na UNIFESP?

A Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) é uma das três universidades federais presentes no Estado de São Paulo.

Para estudar na UNIFESP, são várias as possibilidades:

  • SISTEMA UNIFICADO (SISU) – Forma de ingresso anual onde a realização da prova ENEM é o único critério para participação no processo.
  • SISTEMA MISTO DE SELEÇÃO – Forma de ingresso anual que exige a realização da prova ENEM e mais dois dias provas específicas gerenciadas pela universidade. As provas específicas são constituídas de prova de Língua Portuguesa, prova de Língua Inglesa, Redação e prova específica de natureza analítico-expositiva nas disciplinas de Química, Física, Biologia e Matemática. No entanto, os cursos que aderem a este método de ingresso são Ciências Biológicas (Campus Diadema) e Medicina (Campus São Paulo).
  • Observação: O Sistema Misto de Seleção e o SISU são processos seletivos distintos, ou seja, os candidatos podem participar simultaneamente dos processos. Em caso de seleção nas duas modalidades, a pessoa deverá optar por uma delas.
  • PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO EAD – (Tecnólogo em Design Educacional) – Forma de ingresso anual que exige a nota da prova ENEM de anos específicos e de mais de três fases no processo seletivo de cunho classificatório e eliminatório.
  • PROCESSO SELETIVO PARA REFUGIADOS, APÁTRIDAS E PORTADORES DE VISTO HUMANITÁRIO– Possui processo seletivo anual de ingresso na graduação para refugiados, apátridas e portadores de visto humanitário. A política de abertura de processo seletivo é amparada pela Resolução do Conselho de Graduação da Unifesp: Resolução Refugiados, Apátridas e Portadores de Visto Humanitário.

E tem mais…

  • TRANSFERÊNCIA DE CURSO – Processo que ocorre uma vez ao ano, a partir da existência de vaga em algum curso. Este processo é direcionado tanto para alunos de outras IES como para discentes da Unifesp e só pode ocorrer uma vez durante a trajetória acadêmica.
  • TRANSFERÊNCIA DE TURNO – Processo semestral destinado exclusivamente aos alunos da universidade que desejam continuar no mesmo curso mas mudar o período de estudos. O processo só pode ocorrer uma vez durante a trajetória acadêmica do discente.
  • TRANSFERÊNCIA EX-OFFÍCIO –  Transferência obrigatória de alunos de outras Instituições públicas de Ensino Superior (IES) para a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), a qualquer tempo e independentemente de vaga, concedida, nos termos da Lei 9536/97, ao servidor público federal, civil ou militar, e/ou seu dependente estudante, removido ex-offício para cidade de São Paulo e demais cidades onde se localizam campus da UNIFESP. 
  • REINGRESSO DE GRADUADOS – O processo de reingresso para portador de diplomas é de cunho anual e utiliza eventuais vagas remanescentes do vestibular.
  • PROGRAMA DE ESTUDANTE CONVÊNIO DA GRADUAÇÃO (PEC-G) – Gerido pelo Ministério de Relações Exteriores, funciona para cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais.

Agora que você já sabe quanto custa para um universitário morar em Campinas, que tal entender melhor o que é uma moradia estudantil?

E então, gostou do conteúdo? Para mais conteúdos como este acesse o site da WeStudy, uma rede social física!