Variação linguística é o fenômeno que ocorre quando uma língua apresenta diferentes formas de se falar em diferentes contextos sociais, geográficos, históricos, etc. Isso ocorre porque a língua é viva e está em constante mudança, e as pessoas que a usam a adaptam às suas próprias necessidades e experiências.
É observada em diversos aspectos da língua, como na pronúncia, no vocabulário, na gramática e na sintaxe. Por exemplo, as pessoas que vivem em regiões diferentes podem pronunciar as palavras de forma diferente, ou usar palavras diferentes para se referir às mesmas coisas. Ou pessoas que pertencem a diferentes grupos sociais podem usar a língua de forma diferente, por exemplo, usando gírias ou termos específicos de sua profissão.
A variação linguística é um fenômeno natural, visto como riqueza, pois permite que a língua se adapte às necessidades das pessoas que a usam.
Existem alguns tipos comuns de variação linguística:
- Variação regional/diatópica: é a variação linguística que ocorre em diferentes regiões. Por exemplo, as pessoas que vivem no Rio de Janeiro podem pronunciar as palavras de forma diferente das pessoas que vivem em São Paulo.
- Variação social/diastrática: é a variação linguística que ocorre em diferentes grupos sociais. Por exemplo, as pessoas que pertencem à classe alta podem usar a língua de forma diferente das pessoas que pertencem à classe baixa.
- Variação diafásica: é a variação linguística que ocorre em diferentes contextos. Por exemplo, as pessoas podem usar a língua de forma diferente quando estão falando com amigos, familiares ou colegas de trabalho.
- Variação estílica: são mudanças da língua de acordo com o grau de formalidade, ou seja, a língua pode variar entre uma linguagem formal ou uma linguagem informal.
Lembre-se:
- Linguagem Formal: uso em situações comunicativas formais, como uma palestra, um congresso, uma reunião empresarial, etc.
- Linguagem Informal: uso em situações comunicativas informais, como reuniões familiares, encontro com amigos, etc. Nesses casos, há o uso da linguagem coloquial.”
- Gíria ou Jargão: é um tipo de linguagem utilizada por um determinado grupo social. A gíria é normalmente relacionada à linguagem de grupos de jovens. Já o jargão é relacionado à linguagem de grupos profissionais (professores, médicos, advogados, etc.)
E então, gostou do conteúdo? Para mais conteúdos como este e preparativos para vestibulares, acesse o site WeStudy, uma rede social física!