As inscrições para o vestibular de 2025 da Unicamp já estão abertas! São 2.537 vagas disponíveis em 69 cursos. Os candidatos devem se inscrever através do site da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) até 31 de agosto, pagando uma taxa de R$ 210, exceto aqueles que obtiverem isenção.
Uma das principais novidades deste ano é a alteração no horário das provas, que serão no período da manhã pela primeira vez. Tanto na primeira fase quanto na segunda etapa, o exame começará às 9 horas, no horário de Brasília, com uma duração de cinco horas.
A mudança ocorreu devido a preocupações com as condições climáticas da época, os eventos climáticos extremos no verão.
Como vai funcionar?
A primeira fase do vestibular ocorrerá em 20 de outubro, enquanto a segunda etapa está agendada para os dias 1º e 2 de dezembro. Durante a inscrição, os candidatos podem optar por até dois cursos, desde que ambos pertençam à mesma área de conhecimento.
Candidatos aos cursos de música devem realizar provas de habilidades específicas em setembro, antes da primeira fase. Outros cursos que exigem provas específicas, como por exemplo artes visuais e dança, realizarão esses testes em dezembro, após a segunda etapa do vestibular.
A primeira lista de aprovados sai em 24 de janeiro de 2025.
Outra novidade significativa é a introdução de uma modalidade para ‘treineiros’, destinada a estudantes que ainda não concluíram o ensino médio. Esses candidatos terão sua classificação e receberão um certificado de participação, mas não farão as Provas de Habilidades Específicas nem a matrícula.
Os 69 cursos são oferecidos nos campi de Campinas (SP), Limeira (SP) e Piracicaba (SP). As provas acontecerão em 37 cidades pelo Brasil, incluindo capitais como Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Salvador (BA) e, pela primeira vez, Recife (PE).
E então, curtiu o conteúdo sobre o vestibular da Unicamp? Para mais conteúdos como esse, acesse WeStudy, uma rede social física!