
O filme Vitória, dirigido por Andrucha Waddington e estrelado por Fernanda Montenegro, conquistou o primeiro lugar nas bilheteiras do Brasil em seu fim de semana de estreia. O longa atraiu cerca de 215 mil espectadores e arrecadou R$ 4,6 milhões, superando títulos como Capitão América: Admirável Mundo Novo, e O Macaco.
A história real por trás de “Vitória“
O longa narra a trajetória de uma moradora do Rio de Janeiro que, cansada da crescente violência urbana, decide enfrentar o crime organizado. Da janela de seu apartamento, ela começa a registrar o tráfico de drogas em sua região e conta com a ajuda do jornalista Flávio Godoy para expor o caso na mídia.
A trama é baseada na história real de Joana da Paz, em 2004, que denunciou uma quadrilha de traficantes e policiais corruptos na Ladeira das Tabajaras, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Porém, sua identidade permaneceu em sigilo por 17 anos. Sendo revelada apenas após sua morte, em 2023, quando as filmagens do longa já estavam concluídas.
Fernanda Montenegro e a força da protagonista
Após suas denúncias, Joana passou pelo Serviço de Proteção à Testemunha e passou ser a “Vitória”. Fernanda Montenegro, que interpreta a protagonista, descreve a personagem como “uma mulher que nos comove por sua coragem e amor”.
O roteiro do filme se baseia no livro Dona Vitória da Paz, de Fábio Gusmão, jornalista que cobriu o caso. Por fim, Vitória se consolida como um dos lançamentos mais impactantes do cinema nacional em 2025, trazendo uma história de resistência e justiça.
E então, curtiu o conteúdo? Conheça a WeStudy, uma rede social física!