A redação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma das etapas mais decisivas para os estudantes, representando cerca de 20% da pontuação total. Um bom desempenho nessa prova pode elevar consideravelmente a média final e aumentar as chances de ingresso na universidade desejada. No entanto, para alcançar esse objetivo, é essencial possuir um repertório sociocultural abrangente, indo além da simples memorização de fatos históricos.
Então, neste post, te apresentamos…
6 livros que podem auxiliar na preparação para a redação do ENEM
- A Aldeia Sagrada, de Francisco Marins
Este livro narra a jornada de Didico, que, ao fugir da seca no sertão, encontra o arraial de Canudos em 1897. A obra faz um paralelo com a realidade, envolvendo o leitor na guerra entre militares e a comunidade de Antônio Conselheiro.
- Meu nome é Parvana, de Deborah Ellis
A história acompanha Parvana, uma jovem afegã que, após perder o pai e se refugiar com sua família, enfrenta os desafios de construir uma escola para meninas em meio ao preconceito da comunidade local, enquanto busca refúgio na literatura.
- O que é que eu posso fazer?, de Tânia Alexandre Martinelli
Thiago testemunha um assalto em um ônibus que termina em tragédia. A experiência leva o jovem a refletir sobre a desigualdade social e a questionar o que poderia ser feito para evitar que outros jovens sigam o mesmo caminho dos assaltantes.
- O relógio do mundo, de Lino de Albergaria
No conflito entre a cidade de Cravo Branco e o reino encantado de Curura, Casemiro Correia enfrenta desafios para restaurar o equilíbrio ecológico ameaçado pela ganância humana, compreendendo o funcionamento do “relógio do mundo”.
- Histórias cruzadas, de Eliana Martins
A obra mistura passado e presente ao abordar a demarcação de terras indígenas e a luta dos povos originários. A história segue uma jovem estudante que, às vésperas do vestibular, começa a ter sonhos com um velho indígena que solicita sua ajuda para proteger um artefato poderoso.
- A lenda do tesouro farroupilha, de Luís Dill
Três amigos descobrem uma carta mencionando um tesouro farroupilha durante uma visita ao museu Júlio de Castilhos, em Porto Alegre. O livro aborda o patrimônio histórico de forma leve e cheia de aventura.
Mas o que esses livros podem me agregar numa redação?
Em suma, os livros trazem experiências e percepções para os jovens, que podem ser uma maneira mais leve e prática de ter repertório cultural para escrever citações na redação.
Você sabe como concluir uma redação estilo ENEM? CLIQUE AQUI
Por fim, fique atento as datas e regras da prova hein?
E então, curtiu o conteúdo? Para mais conteúdos como este, acesse WeStudy, uma rede social física!