Agendar visita

Anvisa suspende whey, cúrcuma, chá verde e creatina

Veja lista de produtos proibidos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a produção, comercialização, distribuição, propaganda e uso de diversos suplementos alimentares irregulares. A medida foi tomada após identificar que os produtos eram fabricados de forma clandestina, sem registro, notificação ou cadastro legal.

Operação apreende suplementos irregulares

A ação ocorreu na última sexta-feira (19) e resultou na apreensão de Cúrcuma Cápsulas 500mg, Chá Verde (Extrato Seco de Camellia Sinensis) e Centella Asiática, todos fabricados pela Verde Flora Produtos Naturais Ltda. Segundo a Anvisa, esses suplementos estavam sendo anunciados e vendidos sem a devida autorização.

Além disso, em agosto, uma operação conjunta entre Anvisa e Vigilância Sanitária (Visa) já havia interditado um galpão da empresa, onde os suplementos eram produzidos de forma irregular.

Creatina e whey protein também foram suspensos

Em outra ação, a Vigilância em Saúde de Americana, em parceria com a Polícia Civil de São Paulo, determinou a suspensão de lotes de Creatine Powder 100% Pure, Muscle Supp Suplementos, Whey Gourmet e Nitro Way 3W.

Os rótulos desses produtos traziam dados falsos de empresas que não participaram de sua fabricação, dessa forma configurando falsificação ou produção clandestina.

Outros produtos recolhidos

A Anvisa também ordenou o recolhimento do Feno Grego Prevent, da Suplemais Indústria de Suplementos Nutricionais Ltda., e do DHT Blocker Fotisolution 5X, produzido pela Capsul Brasil Indústria e Comércio Ltda.

De acordo com a agência, o ingrediente “feno grego” não cumpre todos os requisitos de identidade, pureza e composição. Já o suplemento DHT Blocker contém ingredientes que não foram previamente avaliados, ou seja, não há garantia de segurança para o consumidor.

Risco para a saúde

Segundo especialistas, consumir suplementos sem registro pode trazer riscos à saúde. Produtos fabricados de forma clandestina podem conter substâncias proibidas, em doses inadequadas ou até mesmo contaminantes.

Em suma, antes de adquirir qualquer suplemento, é essencial verificar se o produto possui registro válido na Anvisa. Dessa forma, você garante que ele passou por avaliação de qualidade e segurança. Comprar de fontes confiáveis e evitar produtos sem rótulo ou procedência é uma forma de se proteger contra riscos à saúde e prejuízos financeiros.

E então, curtiu o conteúdo? Para mais conteúdos como esse, acesse WeStudy, uma rede social física!