Agendar visita

Unicamp prorroga inscrições até o dia 8 de setembro

Estudantes poderão fazer a inscrição pela internet, na página eletrônica da Comvest, até às 17 horas

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) prorrogou as inscrições para o Vestibular Unicamp 2026 até o dia 8 de setembro, às 17 horas. O processo deve ser feito exclusivamente pela internet, no formulário disponível na página da Comvest.

Das 3.368 vagas regulares previstas para ingresso em 2026, 2.520 serão oferecidas pelo vestibular, distribuídas em 69 cursos. A taxa de inscrição custa R$ 221,00 e deve ser paga até 8 de setembro. O candidato pode escolher até duas opções de cursos, desde que sejam da mesma área.

O Manual do Ingresso 2026 já está disponível no site da Comvest. O documento traz todas as informações sobre inscrições, provas e etapas do processo seletivo. Entre as novidades deste ano estão a redução do número de questões na segunda fase e o fim da prova de Habilidades Específicas para Arquitetura e Urbanismo.

Provas

A primeira fase será no dia 26 de outubro de 2025. Já a segunda ocorrerá em 30 de novembro e 1º de dezembro de 2025. Assim como no ano anterior, as provas começam às 9 horas, no período da manhã.

Antes da primeira fase, candidatos de Música deverão enviar vídeos pela internet entre 15 e 30 de setembro. Os cursos de Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança terão provas presenciais de 3 a 5 de dezembro.

Novidades

A Comvest anunciou duas mudanças importantes. Em primeiro lugar, a redução de questões no segundo dia da segunda fase: serão 18, em vez de 20. Segundo a direção da Comissão, a alteração busca tornar a prova menos exaustiva.

Todos os candidatos também responderão, nesse segundo dia, a duas questões interdisciplinares de Ciências Humanas. Além disso, haverá quatro questões de Matemática para candidatos de Humanas e Biológicas, e seis para candidatos de Exatas.

A segunda novidade é o fim da exigência da prova de Habilidades Específicas em Arquitetura e Urbanismo. Dessa forma, os candidatos farão apenas a primeira e a segunda fases.

Enem-Unicamp

Está mantida a inscrição automática na modalidade Enem-Unicamp 2026. Candidatos de escolas públicas que optarem pelo PAAIS ou pelas cotas étnico-raciais estarão automaticamente inscritos, sem custo adicional, ao preencherem o formulário do vestibular.

Treineiros

A carreira de treineiros, criada em 2024, também continua. Dessa vez, os estudantes deverão escolher entre três opções: Ciências Humanas/Artes, Ciências Exatas/Tecnológicas ou Ciências Biológicas/Saúde. Eles receberão certificado de participação e terão sua classificação divulgada, porém não participarão das provas específicas nem das matrículas.

Locais de prova

As provas acontecerão em 31 cidades do estado de São Paulo e em mais seis capitais brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife e Salvador. A lista completa está disponível no site da Comvest. Após o período de inscrições, os candidatos poderão consultar os locais de aplicação por cidade.

Isenção da taxa

Neste ano, 9.404 candidatos obtiveram isenção da taxa. O benefício vale tanto para o Vestibular Unicamp 2026 quanto para a modalidade Enem-Unicamp 2026. Por fim, para efetivar a inscrição, os contemplados precisam acessar o formulário específico e usar o código de isento.

E então, curtiu o conteúdo? Para mais conteúdos como este, acesse WeStudy, uma rede social física!