
A Unicamp abriu as inscrições para o seu vestibular 2026, e trouxe duas mudanças importantes: a redução do número de questões na 2ª fase e o fim da prova de habilidades específicas para Arquitetura e Urbanismo.
As inscrições começaram nesta sexta-feira, 1º de agosto, e vão até 1º de setembro, exclusivamente pela internet. O formulário está disponível no site da Comvest.
Quais são as novidades do Vestibular Unicamp 2026?
1. Menos questões na segunda fase
A segunda fase agora terá 18 questões no segundo dia de provas, e não mais 20, como nas edições anteriores.
De acordo com a coordenadora acadêmica da Comvest, Márcia Rodrigues de Souza Mendonça, a redução visa dar mais tempo e qualidade nas respostas dos candidatos.
Além disso, os participantes continuam com as questões interdisciplinares de Ciências Humanas e as questões específicas de Matemática (4 ou 6, dependendo da área).
2. Arquitetura e Urbanismo sem prova de habilidades específicas
Outra novidade é que os candidatos ao curso de Arquitetura e Urbanismo não precisarão mais realizar a prova de habilidades específicas, que anteriormente era feita apenas em Campinas. Dessa forma, se democratizou o acesso ao curso e ficou mais inclusivo para candidatos de diferentes regiões.
Como se inscrever?
As inscrições vão até 1º de setembro, e a taxa é de R$ 221, com pagamento até 8 de setembro.
O processo seletivo oferece 2.520 vagas em 69 cursos diferentes, com possibilidade de escolha de até duas opções, desde que da mesma área.
A primeira fase será no dia 26 de outubro, e a segunda fase ocorre em 30 de novembro e 1º de dezembro de 2025, sempre no período da manhã.
Modalidade Enem-Unicamp e PAAIS
Estudantes de escolas públicas que se inscreverem no vestibular e optarem pelo PAAIS (bônus na nota) e/ou cotas étnico-raciais serão automaticamente inscritos também na modalidade Enem-Unicamp 2026 — sem necessidade de novo formulário em novembro.
Treineiros: mudanças para quem ainda está no ensino médio
A opção para treineiros continua, mas com uma mudança importante: agora, é necessário escolher entre três áreas específicas:
- Ciências Humanas/Artes
- Ciências Exatas/Tecnológicas
- Ciências Biológicas/Saúde
Os treineiros não participam de provas de habilidades específicas e recebem apenas certificado de participação.
Onde as provas serão aplicadas?
Terão provas em 31 cidades do estado de São Paulo e em 6 capitais brasileiras: Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Recife e Salvador.
Após a inscrição, os candidatos poderão consultar os locais de prova diretamente no site da Comvest.
Isenção da taxa de inscrição
Neste ano, 9.404 candidatos receberam isenção da taxa de inscrição, válida para o Vestibular Unicamp 2026 e para o Enem-Unicamp.
Os isentos devem usar um código específico no formulário para validar sua inscrição sem gerar boleto de pagamento.
Por fim, com novas medidas para tornar o processo mais acessível e acolhedor, o Vestibular Unicamp 2026 mostra que está em constante evolução. Seja pela redução de questões ou pelo fim de barreiras como a prova específica de Arquitetura, a universidade reforça seu compromisso com a diversidade e a excelência acadêmica.
Vai prestar o Vestibular da Unicamp e quer morar do ladinho do campus? A WeStudy tem apartamentos individuais, perfeitos pra quem busca foco, conforto e praticidade na rotina universitária.